quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FILTRO DE CAMADAS DE AREIA: SOLUÇÃO SIMPLES PARA PROBLEMAS IMEDIATOS

O presente trabalho é um projeto piloto idealizado pelos alunos do colégio Beni Carvalho a ser implantado no sítio Lingüiça localizado a 22Km do Município de Aracati. O projeto foi elaborado a partir de uma realidade crítica que atinge muitas famílias que residem nas proximidades do Canal do trabalhador. Por não terem acesso ao sistema de tratamento de água adequado estas vêm sofrendo com problemas urinários devido à concentração de minerais na água que consumem além de apresentarem problemas de diarréia frequente provocada provavelmente por bactérias e protozoários. O trabalho tem como objetivo principal a construção de filtros com sucessivas camadas de areia capaz de reter a alta concentração de cloreto de ferro e outros minerais pesados ,bem como de alguns microrganismos contidos na água. A ação visa priorizar assim uma melhor qualidade da água do Canal do Trabalhador e conseqüentemente uma melhora na qualidade de vida para as famílias que dela necessitam para as suas necessidades biológicas e de consumo em geral. A metodologia empregada constrói-se de pesquisa sobre a importância da água para os organismos vivos e a produção de filtros para fazer o processo de purificação da água , que resulta na retenção do mineral cloreto de ferro e microrganismos como algumas bactérias e protozoários. Sabe-se que o filtro com camadas de areia tem a capacidade de reter em cada camada poluentes que se encontram na água tornando assim propícia ao consumo humano.
Palavras- Chaves: Filtração, filtro com camada de areia, poluentes.
1. Cursando o 2º Ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Beni Carvalho
2. Cursando o 2° Ano do Ensino Médio na E.E.F.M. Beni Carvalho
3. Graduada em Licenciatura em Biologia – Universidade Estadual do Vale do Acaraú- UVA. Ciências Sociais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN Especialista em Educação Ambiental – UERN. edvaniamajorlandia12@hotmail.com



FILTRO DE CAMADAS DE AREIA: SOLUÇÃO SIMPLES PARA PROBLEMAS IMEDIATOS
Haenderson Lucas da Silva Cardoso
    Janaína Maia de Souza
    Edvânia Maria Batista de Freitas
(orientadora)
  1. INTRODUÇÃO:

A transposição de água feitas pelo Canal do Trabalhador tem beneficiado muitas localidades por onde passa com irrigação e distribuição para comunidades carentes de água por meio de adutoras, contudo, as pessoas que moram próximo as margens do Canal por não terem acesso ao sistema de água tratada e não terem outra fonte de água limpa se submetem a consumir a água do canal sem o tratamento necessário para o consumo.
A partir da constatação dessa realidade surgiu a idéia de elaborar um projeto piloto para ser implantado nas casas das pessoas que sofrem com o problema de purificação e tratamento da água com a construção de filtros construídos por sucessivas camadas areia que tem a finalidade de reter partículas que se encontram suspensas na água bem como microrganismos dos tipos: bactérias e protozoários, minerais pesados e outros poluentes.

II - JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho de construção de um filtro com sucessivas camadas de areia foi idealizado a partir de discussões feitas em sala de aula sobre a importância da água para o bom funcionamento metabólico dos organismos vivos. Nesta abordagem foi relatado por parte de um educando que em uma comunidade do Município de Aracati de nome Lagoa do Girau, várias pessoas estavam com sérios problemas de cálculo renal. Tendo conhecimento dessa realidade a hipótese levantada que mais se aproxima para um possível diagnóstico seria o alto índice de minerais concentrados na água. Dada a grande concentração de partículas para fazer o processo de filtração, parte estavam se acumulando formando assim os cálculos renais.
A partir dessa hipótese muitas propostas foram solicitadas para se tentar solucionar o problema das pessoas que são consumidoras dessa água com alto teor de minerais. Sabe-se que a água consumida é coletada pelo sistema de distribuição que abastece a metrópole Fortaleza, o Canal do Trabalhador.

III- PROBLEMÁTICA
As comunidades que se localizam próximo ao Canal do Trabalhador vêm sofrendo com a falta de tratamento adequado da água que consumem como problemas urinários e diarréias. Por não terem outra fonte de água para seu consumo utilizam esta sem o tratamento adequado para o bom funcionamento biológico do corpo humano.

IV- HIPÓTESES
  1. O que leva grande parte da população de uma comunidade terem problemas urinários?
  2. Quais são os principais sintomas da concentração de minerais no organismo?
  3. Quais são as principais medidas de tratamento de água para o consumo humano?
  4. Qual a eficiência do filtro caseiro ?

V- OBJETIVO GERAL
Sensibilizar as comunidades que residem próximo ao canal do trabalhador, dos problemas de saúde causados pelo mau tratamento de água, a fim de estimulá-las a construir um filtro com camadas de areia de modo a contribuir para uma melhor qualidade de vida dessas comunidades.
VI- OBJETIVO ESPECIFICOS
  • Promover a saúde integral dos moradores das comunidades próximas ao Canal do trabalhador.
  • Identificar os problemas que afetam a qualidade de vida da comunidade.
  • Orientar a comunidade sobre os problemas de saúde causados pela má qualidade da água.
  • Compreender que a água é um bem vital e direito de todo cidadão.
  • Intermediar medidas simples e resultados rápidos como a construção de filtro com camadas de areias.

VII- METODOLOGIA
Com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida para as famílias que moram próximas ao Canal do Trabalhador, os alunos do colégio Beni Carvalho desenvolveram um projeto piloto de construção de um filtro com camadas de areia que pretendem implantar no sítio Lingüiça, a 22Km da cidade de Aracati, o que beneficiará o abastecimento de água potável para três famílias que lá residem . A proposta é que essa idéia se estenda a outras famílias.

VIII - ANÁLIESE DE DADOS
O filtro de confecção caseira foi montado em um recipiente com capacidade de 200L de água tendo uma vazão de 300 litros / horas. Colocou-se neste recipiente uma camada de lajedo uma camada de areia grossa, uma de areia fina ,uma de cascalho (brita) e outra de carvão vegetal . No processo de construção houve a preocupação de fazer a higienização do material que estava sendo usado com a introdução do agente hipoclorito de potássio.
Segundo o depoimento de um residente beneficiado pelo filtro de confecção caseira “O filtro que tem a capacidade de fazer a purificação da água para o consumo mudou totalmente a nossa vida, verificou-se uma mudança na cor da água e principalmente esta ficou mais leve ,pois anteriormente era muito pesada. No final da tarde, após o dia todo de labuta, quando se consumia muita água devido o calor intenso, a má qualidade da mesma se tinha grande dificuldade em urinar chegando a ter ardências nas vias ou mesmos dores.” (citação de R.N.B.F).
Observou-se assim que a cada camada do filtro era responsável pela retenção de um dos elementos que estão poluindo a água. Nos lajedos ficam presos os microrganismos, na primeira camada de areia grossa ficam outros poluentes entre eles o cloreto de ferro conhecido popularmente “capa rosa” na camada de areia fina o que passou pela a areia grossa fica como retido e ao chegar na camada de carvão vegetal esta que tem a prioridade de matar o cheiro ou odores filtra os poluentes químicos – invisíveis a olho nu –, como metais dissolvidos na água, nutrientes e outros.
Verificou-se ainda que, quanto maior forem as camadas de areia no filtro mais transparente as águas ficará. Outro fato observado foi a salinidade da água. Embora o NaCl exista em pequenas concentrações não se analisou esse elemento. O objetivo principal do filtro de areia é filtrar os minerais contidos na água e não tirar a salinidade da mesma.
IX – CONCLUSÃO
O desenvolvimento do projeto filtro de camada de areia, fez-nos perceber que muitos problemas do nosso dia-dia podem ser solucionados com medidas simples e com recursos naturais que estão a nossa disposição, bastando apenas sermos criativo ao ponto de criar alternativas para Intermediar ou mesmo solucionar problemas urgentes que afligem e desnorteiam realidades bem próximas a nossa sem que fiquemos à mercê ou à espera de intervenções de alta tecnologia e ou de órgãos públicos.
Sabemos que os recursos hídricos na nossa região semi-árida são afetados por ordem de fatores climáticos, forma de armazenamento e uso da água. Somam-se ainda problemas com vazões, poluentes provenientes de escoamento superficiais e carência ou mesmo ausência de tratamento de água para o consumo humano. Mas, apesar de todas essas realidades, medidas e técnicas de conhecimento milenar podem ser soluções viáveis para pessoas que estão fora do atendimento e assistência de sistemas de escoamento como saneamento básico e distribuição de água com tratamento adequado ao consumo.
O projeto piloto do filtro com camadas de areia, hoje beneficia apenas três famílias que residem no Sítio Lingüiça, o nosso intuito é estender essa idéia a outras localidades que vivência as mesma dificuldades de água potável . Nós, alunos do Beni Carvalho agradecemos pela confiança e apoio que nos foi depositados para o desenvolvimento de uma ação que pode significar mudança na qualidade de vidas daquelas famílias.


FONTES DE PESQUISAS
www .usp.br/.../tratamentoAguaExperimentodata de pesquisa 20/08/2009
WWW://cienciahoje.uol.com.br data de pesquisa 20/08/2009

2 comentários:

  1. gostaria de saber mais deste filtro, pois estou preoculpado com agua do meu poço.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre este filtro. medidas , graduação da areis etc.

    ResponderExcluir