A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Não deve ser confundida com a Floresta Amazônica, ou Selva Amazônica, que é um outro bioma presente na América do Sul.
Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta.
No sentido de proteger essa importante riqueza natural foi criada a '' Fundação SOS Mata Atlântica". Esta é uma organização não-governamental. Entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Foi criada em 1986 e tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.
A Mata Atlântica é aquiO projeto “A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante” tem como objetivo levar mais informações sobre a importância do Bioma e a influência dele na vida das pessoas, estimulando a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. Trata-se de um caminhão, totalmente adaptado, com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, que percorrerá cerca de 40 cidades das regiões Sul e Sudeste durante um ano, com o objetivo de promover em cada um destes locais atividades de conscientização, mobilização e educação sobre a importância da Mata Atlântica. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Alunos do Beni Carvalho durante a visita ao Projeto " A Mata Atlântica é aqui"
eu gostei muito das fotos ficou muito legal.
ResponderExcluirÉ muito importante que nos preocupemos em preservar a MATA ATLÂNTICA. Parabéns pela iniciativa!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor professora vc não levou a gente por que
ResponderExcluirbrincadeira eu fui também mais eu não tava em aula
foi uma experiencia e tanto gostei muito.
por que vc ñ foi vc perdeu de bom mais ñ fui mais eu gostei das fotos.
ResponderExcluir